Esta é uma tradição que se perde no tempo e que atravessa várias gerações.
A População de Saímes, em Espadanedo, cumpre a tradição e ergue anualmente um arco gigante em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes.
A construção do imponente arco com cerca de 40 metros mobiliza dezenas de pessoas que trabalham afincadamente ao longo de várias semanas até chegar o dia mais esperado, o chamado “sábado da festa”, onde é erguido o majestoso arco graças à força dos braços de mais de uma centena de pessoas que, contam apenas com o auxílio de um trator e alguns cabos de aço.
Este arco construído em madeira é ornamentado com papel recortado pelas mulheres ao longo de várias semanas e que depois é colado, na semana que antecede o dia da festa, com uma pasta feita de farinha de trigo. A imagem da Nossa Senhora de Lourdes é obrigatória, assim como os brasões do concelho de Cinfães e da Junta de Freguesia de Espadanedo.
A Rota do Românico, a paz no mundo e o amor dos habitantes de Espadanedo à sua freguesia são alguns dos temas representados no arco.
Uma tradição secular que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cinfães que para a construção deste arco gigante e que é um orgulho para as gentes de Espadanedo e do Concelho.
Quarto duplo com solário
1 cama de casal extra-grande
Casa de banho privativa
Área do quarto 28 m²
Possui um terraço privado e uma varanda com vistas para o Rio Douro